Miss Branca: Simbolos da Páscoa

Simbolos da Páscoa

Entrámos na Semana Santa, a semana que antecede a Páscoa.
Acho que são poucas as familias que não festejam a Páscoa, mas devem ser poucas as pessoas que se lembram do significado de cada tradição desta época festiva. 
Claro que a Páscoa propriamente toda a gente sabe a que celebração se refere. No que falo mesmo é nos coelhos, nos ovos, nos cabritos/cordeiros e nos chocolates.
Deixo aqui uma breve descrição de cada um destes significados que achei engraçado (eu não sabia o porquê de tanto chocolate ou atévovporquê do coelho).

Ovos da Páscoa:
Na antiguidade os egicios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressureição, o nascimento para uma nova vida.

Chocolate:
As civilizações dos Maias e Astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual como o oro. Os astecas usavam-no como moeda. Na Europa o chocolate apareceu a partir do século XVI. Já os bombons e ovos como conhecemos agora apareceram só no século XX.

Coelhos:
O coelho simbolizava a vida, a fertilidade e a abundância. Representa a esperança da vida após a Ressurreição de Cristo.

Cordeiro
Para os cristãos simboliza Cristo que é o cordeiro de Deus e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

Agora sim, depois de se perceberem algumas coisas podemos dar incio às inspirações e decorações e preparativos para festejar a Páscoa com tudo a que temos direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário