Faz hoje 2 anos que deixei de fumar!
Não foi um dia particularmente feliz nem alegre, foi até um dia bastante triste para mim, mas foi sem duvida o dia que me fez mudar totalmente os meus hábitos.
Quando fez 1 ano contei o que mudou, as transformações e o que aconteceu nesse primeiro ano. Tudo era diferente, tudo era novo, todas as sitiações eram novas e um desafio a ser superado.
Passei em todas as provas, alegrias, tristezas, estados de nervos profundos, êxtase e angustia.
Os nervos estão finalmente a melhorar, os ataques de ansiedade ainda me vão fazendo companhia. Os sintomas físicos ainda estão bem presentes, mas espero que a diminuirem de dia para dia. Quando fumamos não temos consciência do que estamos a fazer com o nosso corpo e quando deixamos começamos a tomar consciência de certas coisas, incluindo da vida pouco saudável que se tem. A maioria das pessoas que conheço que deixaram de fumar, tal como eu, não só deixaram de fumar como adquiriram hábitos de vida diferentes, mais saudáveis. As transformações são grandes, para mim foram enormes.
Quando deixei de fumar, deixei praticamente de sair a noite, o meu organismo ficou virado do avesso. As alterações de humor eram constantes, o mau feitio, a angustia, o rassabiamento eram visiveis a todos (todos esses que foram muito queridos e me aturaram e lá se mantiveram), os horários ficaram todos trocados, apesar da mudança radical de alimentação e do ginásio o peso aumentou significativamente.
E perguntam vocês então o que melhorou desde que deixei de fumar?!
Digo-vos tantas e tantas coisas... A resistencia melhorou 300%, o paladar mudou, o cheiro mudou, a pele ficou mais bonita, deixei de ficar doente, acabou a tosse, as análises de sangue melhoraram consideravelmente, tenho poupado bastante dinheiro, a roupa deixou de cheirar mal, as unhas deixaram de estar amareladas.
Ao fim de 2 anos.... Os nervos estão finalmente a acalmar, o cabelo está a ficar melhor, a tolerância com os outros aumentou muito, a paciencia que adquiri foi gigante, a forma como passei a encarar a vida é diferente. A vontade de pegar num cigarro é cada vez e menor!
É uma luta, é uma conquista diária, porque as vezes apetece, porque as vezes é só o que queremos, porque as vezes temos saudades! Mas saber que neste momento sou livre de vicios é uma alegria gigante!
Continuo a achar que emagrecer custa mais do que deixar de fumar!
Espero incentivar as pessoas que me rodeiam a deixarem de fumar! Espero ser uma inspiração para todos, em especial para os que me conhecem e que tal como eu nunca pessaram que fosse possível...
Sem comentários:
Enviar um comentário